Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Cidade de Pedra

A Cidade de Pedra é uma área de cerca de 600 ha, a 56 km de Pirenópolis, com diversas formações rochosas em quartzito que formam cânions, labirintos e formações ruiniformes com rochas de formatos diversos, lembrando animais e rostos.

Um passeio de rocha

Para se visitar o local, conhecido com Serra de São Gonçalo, é imprescindível a presença de um guia experiente, pois a caminhada é de dificuldade média a alta, com cerca de 10 km, em trilhas sujas de mato e muito acidentado. Não há cachoeiras ou corrégos no local. A Propriedade é particular.

O local foi decretado Monumento Natural Municipal em 04 de outubro de 2005 devido ao alto grau de relevância de suas formações rochosas, endemismo de espécies e beleza cênica. Podemos avistar dobras, falhas e fraturas em quartizito e em rochas sedimentares muito bem preservadas. Há uma grande variedade espécies de flora como veloziáceas, eriocauláceas, broméliaceas e líquéns rochosos num ambiente espetacular e muito diferente do que se tem costume de ver. A Cidade de Pedra é considerada a maior cidade-de-pedra do Brasil.

Para fazer este passeio entre em contato com as agências locais e obtenha irformações com antecedência. No segundo semestre, durante o auge da seca, não é um bom momento de visitá-la. Melhor época é de dezembro a julho. A estrada nem sempre está muito boa, às vezes se faz necessário um 4x4. Sem gui por lá, nem tente, o local é um labirinto. Ao contratar um guia, procure sempre um guia credenciado pelo Ministério do Turismo.

A Morro Alto Turismo faz este passeio.