Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

Retratos da África

11OUTsáb

/

31OUTsex

Retratos da África

Convergências e riquezas de um continente

Serão 60 retratos expostos, relevando o olhar de seis fotógrafas, de diferentes profissões e idades, que viajaram pelos países africanos. As fotografias foram clicadas no Egito, Namíbia, Marrocos, Moçambique, África do Sul e Ilhas Seychelles e mostram uma África plural e surpreendente: sua gente, a exuberante e harmoniosa natureza, a arquitetura diversa, a herança dos reinados de antigos faraós e a arte estampada nos tecidos das mulheres, entre outros temas. É o projeto de estreia do Grupo Convergências de Fotografia, que reúne as brasilienses Ana de Oliveira, Cristina Raposo, Kenia de Aguiar Ribeiro, Maria José Dias, Sandra Beatriz Zarur e Tatiana Raposo.

Os visitantes, principalmente jovens e crianças, são convidados a conhecer cores, formas e ângulos que revelam uma África pouco divulgada. Estão previstas atividades didáticas para estudantes do ensino fundamental e médio. A entrada é franca.

A exposição tem o apoio do Grupo das Embaixatrizes Africanas em Brasília e é parte da programação da Secretaria de Cultura de Pirenópolis pelos seus 287 anos. Ao provocar uma reflexão sobre passado e presente, a exposição chama atenção para a importância da diversidade cultural no futuro das cidades. As fotografias da mãe África, registradas por mulheres, inspiram a cidade de Pirenópolis a olhar para a sua tradição como Patrimônio da Humanidade.

Grupo Convergência de Fotografia – Formado por seis mulheres, que têm a África como cenário e inspiração das suas vidas e das suas fotografias:

  • Ana de Oliveira (oficial de chancelaria, residiu por três anos na África do Sul, onde trabalhou como adido cultural), Kenia de Aguiar Ribeiro (fotojornalista e artista gráfica, olha a África a partir do Egito, sítios arqueológicos, espaços históricos e lugares considerados sagrados);
  • Maria José Dias (fotógrafa e artista plástica foi oficial de chancelaria no Marrocos na década de 90);
  • Sandra Beatriz Zarur (em 2012, durante um safari fotográfico na Namíbia, clicou as fotos desta exposição);
  • Cristina Raposo e Tatiana Raposo (mãe e filha, trabalharam e estudaram juntas na África, além de compartilharem a paixão pela fotografia).
  • Local

    Cine-Pireneus

Voltar à Agenda