Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

II Encontro Nacional de Musicologia

01MAIter

/

04MAIsex

II Encontro Nacional de Musicologia

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG promove simpósio sobre a cultura musical goiana e brasileira em Pirenópolis

Por meio do II SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA – EMAC/UFG em parceria com o IV Encontro de Musicologia Histórica - UFRJ, a realizar-se na cidade Pirenópolis entre os dias 1 de maio a 4 de maio de 2012, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG apresenta aos participantes, comunidade e pesquisadores, pesquisas voltadas à música brasileira, além de apresentações musicais e cênico-musicais.

Pesquisas de natureza musicológica vem sendo realizadas na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG desde a década de 1980, resultando em algumas publicações sobre a música goiana, como por exemplo, "Música em Goiás" de Belkiss S. Carneiro de Mendonça (1981), "Modinha em Vila Boa de Goiás" de Maria Augusta Calado de S. Rodrigues (1982), "Memória Musical de Goiânia" de Braz Wilson Pompeu de Pina Filho (1994/2002), "A Música e o piano na sociedade goiana – 1805/1972" de Maria Helena Jayme Borges (1999). A partir da década de 2000, vários docentes começaram a produzir de maneira mais sistemática trabalhos musicológicos referentes à cultura musical goiana e brasileira, contribuindo para promover uma Musicologia de caráter nacional e internacional no Centro Oeste, delineando uma história da música no Brasil não mais restrita ao eixo São Paulo/ Rio de Janeiro/ Minas Gerais.

A escolha de Pirenópolis para sediar um evento científico deste porte, objetiva incentivar a produção de trabalhos voltados ao patrimônio musical de Goiânia e Estado de Goiás, bem como sobre o patrimônio arquivístico goiano localizado em cidades que remontam ao ciclo do ouro, como Pirenópolis, Jaraguá, Itaberaí e Cidade de Goiás (esta elevada pela UNESCO à Patrimônio da Humanidade). A opção pela histórica cidade do interior goiano deve-se também à presença de importantes espaços histórico-culturais como o Theatro de Pyrenópolis, construção que remonta ao século XIX, e a oitocentista Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Ambos, novamente, serão palco das atividades artísticas do evento.

Nesta segunda edição, o SIMPÓSIO foi expandido para quatro dias: a parte acadêmica acontecendo no Auditório e salas da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Pirenópolis, e as atividades artísticas, acontecendo no Theatro de Pyrenópolis, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, e em palco aberto na Praça da Matriz.

Dia 01 de maio haverá apresentação do Recital Modinhas, Lundus e Mágicas, às 20h30, no Theatro de Pyrenópolis, espetáculo dirigido pelos professores Flávio Cardoso de Carvalho (UFU), Ângela Barra Jardim (UFG), Marcelo Coutinho (UFRJ), Urânia Maia (UFG) e Valéria Figueiredo (UFG). Dia 02 de maio, às 20h, sob a regência do maestro Marshal Gaioso (IFG), o público assistirá ao concerto Música Sacra Brasileira, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Dia 03 de maio, às 11h, o Grupo de Percussão da EMAC/UFG, Impact(o), realizará uma Homenagem a John Cage, no Auditório da UEG. Ainda no dia 03 de maio, às 21h, a Banda Pequi apresentará o concerto Diversidades, sob a regência do maestro Jarbas Cavendish (UFG). Dia 04 de maio, sexta-feira, o grupo Impact(o) encerrará o evento com a apresentação musical John Luther Adams – INUSKSUIT. A programação completa pode ser acessada no site www.emac.ufg.br

O II Simpósio Nacional de Musicologia e o IV Encontro de Musicologia Histórica, coordenados por Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG), Vanda Freire (UFRJ) e Magda de Miranda Clímaco (UFG), espera superar o sucesso da primeira edição do evento que contou com a participação de outras doze importantes universidades brasileiras como a UnB, UDESC, UNIPLAC, UFU, UNICAMP, UNIVALI, UFMG, UFMT, UNIRIO, USP, UFSJ e STA MARCELINA-SP.

Na abertura do I SIMPÓSIO, em 2011, compuseram a mesa, junto com as professoras Ana Guiomar e Vanda Freire, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Profª Divina das Dores de Paula Cardoso, o Prefeito de Pirenópolis, Sr. Nivaldo Antônio de Melo e o Secretário de Turismo de Pirenópolis, Sr. Sérgio Rady. O Magnífico Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, também prestigiou o evento com sua presença no espetáculo "A Loteria do Diabo" – comédia mágica de 1858.

Local

Auditório e salas da Universidade Estadual de Goiá

Realização

www.emac.ufg.br - www.emac.ufg.br

Voltar à Agenda