Benvindo a Pirenópolis
Benvindo a Pirenópolis

Agenda de Eventos

EVENTO PASSADO, já realizado!

Bendita Dica

06AGOsáb

/

07AGOdom

Bendita Dica

Caravana Burlesca é o projeto independente da Cia Burlesca que apresentará o espetáculo baseado na vida da líder comunitária Benedita Cipriano Gomes, gratuitamente.

Em 2015, o grupo esteve em Lagolândia-GO para conhecer de perto a história de Santa Dica, como processo de pesquisa e criação do novo espetáculo da Cia Burlesca, na época. Chegando lá as atrizes foram recebidas pela Maria que as acolheu em sua casa, e através de relatos dela e de outros moradores levantaram material para a dramaturgia de Bendita Dica. Santa Dica é o mote do espetáculo voltado para todos os públicos. Atores, músicos e bonecos estão em cena para contar a história de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica, poderosa líder comunitária que criou em Lagolândia, na região de Pirenópolis-GO, entre os anos 20 e 30, uma grande comunidade que dividia a terra por igual e eliminou a circulação do dinheiro nessa sociedade.

Em Bendita Dica, a narrativa vai desde sua fama nos sertões atraindo cada vez mais seguidores, passa pela perseguição por parte das autoridades insatisfeitas com suas atitudes revolucionárias, evoca seu dom em conversar com anjos, e o episódio conhecido como O Dia do Fogo. Tudo isso contado com leveza, comédia e responsabilidade.

O espetáculo discute por meio da história de Santa Dica dois pontos cruciais de nossa sociedade: a questão da posse da terra e do poder. Tratar do direito a posse da terra é hoje fundamental, num momento em que se trava uma guerra no campo, guerra essa que a mídia a serviço do latifúndio insiste em esconder.

Entrada Franca

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Informações: (61) 8173-3450, 3204-3889

FICHA TÉCNICA

Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena

Direção: Mafá Nogueira

Assistente de Direção: Claudia Leal

Músicas: David Erik, Mafá Nogueira e Sérgio Rodrigues

Cenário, figurino e dramaturgia: Cia Burlesca

Fotografia: Pedro da Silva e Gabriel Guirá

Designer gráfico: Jana Ferreira

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Corumbá de Goiás, Carlos Edurado Jacinto, Daraína Pregnolatto, Guaimbê - Espaço e Movimento CriAtivo, Ponto de Cultura e Raízes do Cerrado.

Voltar à Agenda