Agenda de Eventos

Confira aqui as atividades culturais, esportivas, festas, congressos e demais eventos que acontecerão em Pirenópolis

Coepi 18 anos

25/07/2014

Coepi 18 anos

Festa de Aniversário

Show com grupo BONGAR diretamente de Pernambuco e atrações locais: samba de roda, palhaça Chimomi e Cia, esquete peça ENGANO, poesia, música, fogueira, bolo e muita alegria... Venha celebrar com a gente! 25 de julho - sexta - às 20h em nossa sede no Alto do Carmo. Para aquecimento - oficina de coco com Bongar às 16h.

Local

Coepi

Horário

20h00

Realização

Coepi - coepi.org.br

Gastronomade Goiás

26/07/2014

Gastronomade Goiás

26 Etapa Goiás & Distrito Federal do consagrado e luxuoso Gastronômade Brasil, versão brasileira do mundial Outstanding in the Field. Criado nos Estados Unidos, em 1999, o evento tem por objetivo oferecer almoços a céu aberto, em locações inusitadas que vão desde fazendas até jardins suspensos no meio de megalópoles. O Gastronômade Brasil GO/DF será comandado pelo jovem e talentoso chef brasiliense Lui Veronese, um dos grandes nomes da nova geração da culinária brasileira. Para o banquete inédito, o chef vai mesclar, em um cardápio surpresa, ingredientes locais e técnicas gastronômicas de ponta. A etapa goiana do Gastronômade Brasil será realizada no dia 26 de julho, a partir das 13h, na Fazenda Babilônia (GO 431 - Km 3 - Pirenópolis - Goiás ). As inscrições podem ser feitas por meio do site www.gastronomadebrasil.com

Local

Fazenda Babilônia

Moreno Overá

02/08/2014

Moreno Overá

Lançamento do CD Brasil Viola

O espetáculo “Brasil Viola” do violeiro Moreno Overá é um retrato do caipira contemporâneo, que valoriza as raízes, mas bate asas rumo a modernidade. Tem composições inéditas do violeiro, causos declamados, canções de Domínio Público, instrumentais permeados de muita improvisação, com influências do folclore paulista, goiano, mineiro e nordestino. Homenageia o Centenário de Mazzaropi nas canções “A dor da saudade”, “Cai Sereno” de Elpídio dos Santos, “Tristeza do Jeca” de Angelino de Oliveira, além das canções do CD.

Musicalidade, humor, poesia, ecologia e valores humanos são a tônica deste trabalho de Moreno Overá.

Local

Teatro de Pirenópolis

Horário

21h00

Figo 2014

15/08/2014 a 16/08/2014

II Festival Internacional de Música de Goiás

O Figo 2014 será realizado entre os dias 15 e 23 de agosto, com apresentações nos dias 15 e 16, em Pirenópolis, 19 e 20, em Goiânia, e dias 22 e 23, em Alto Paraíso.

O Figo 2014 é uma mostra de música com foco em erudito, jazz e blues, abrindo espaço para cultura popular. A iniciativa tem como premissa fomentar a circulação e o intercâmbio de tecnologias entre artistas e grupos, além de produtores e jornalistas, e dar acesso às produções relativas a esse universo, formando público e escoando os produtos culturais.

Aguarde a programação

Café com Causo.

23/08/2014

Café com Causo.

Quanto mais farta a mesa, mais longa a prosa!!

Café com Causo é o novo Projeto da Fazenda Babilônia em parceria com a Esqueteria Macacos que propõe a união entre cultura, arte e gastronomia num único evento.

Para no máximo 70 pessoas/sessão, Café com Causo oferece ao espectador causos sobre a cultura goiana ambientados numa antiga Fazenda Colonial, onde após a apresentação acontecerá a degustação do autêntico café-sertanejo, cujo cardápio é composto pela comida original dos antigos tropeiros.

Durante 02 horas o espectador poderá fazer esta viagem no tempo, observando esta cultura, através do espetáculo NO CORAÇÃO DO BRASIL que é uma síntese bem humorada e muito musical dos aspectos mais importantes da cultura goiana e logo após saborear o delicioso café-sertanejo.

Pois como diziam antigamente: Quanto mais farta a mesa, mais longa a prosa!!

Café com Causo estreia no dia 23/08/2014 (sábado) na Fazenda Babilônia das 20:00h às 22:00h com o espetáculo NO CORAÇÃO DO BRASIL.

Local

Fazenda Babilônia

Festival Internacional do Folclore e Artes Tradicionais.

25/08/2014 a 31/08/2014

Festival Internacional do Folclore e Artes Tradicionais.

O evento tem como objetivo, valorizar a cultura popular brasileira, fomentar o intercâmbio entre diversas culturas mundiais e promover a mostra de trabalhos acadêmicos que ampliem a pesquisa no campo das artes e do patrimônio imaterial.

O evento envolverá também três feiras: Feira Gastronômica, Feira de Empreendedorismo Cultural, e Feira Literária. Na programação também estão apresentações culturais, mostras de cultura, palestras, oficias e desfiles.

Apresentações Culturais

Uma sinergia de sons e cores estará presente nos palcos e nas ruas da cidade de Pirenópolis. Uma celebração ao folclore, à tradição e à história dos povos será realizada através da apresentação de grupos folclóricos locais, nacionais e internacionais.

Mostra Nacional de Audiovisual

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Ministério da Cultura vem realizando anualmente o Prêmio Nacional de Audiovisual da Cultura Popular e numa parceria com a UEG realizará a Mostra junto ao FIFAT, na qual realizará a Mostra Brasil de Cultura Popular, selecionando os 15 dos melhores documentários premiados no Brasil.A Mostra será realizada no Espaço Cinema Cultural de Pirenópolis.

É um espaço destinado a aprendizagem e ao ensino da cultura popular. Oficinas, mostras, palestras, serão o foco desse espaço. Oficinas de Dança Folclórica – Nacional e Internacional; Oficinas da Música Folclórica; Oficinas de Teatro e Folguedos. O Espaço funcionará do dia 26, 27 e 29 de Agosto no período das 10h às 12h.

Espaço Folclore e Ludicidade

É um espaço destinado ao público jovem, com oficinas lúdicas de brincadeiras folclóricas, confecção de brinquedos, teatro de bonecos, lendas goianas. Despertar na criança o amor a cultura, ao seu folclore, e despertar a importância e o respeito à cultura de seu país, com isso fortalecendo a identidade cultural.

I Simpósio Nacional de Expressões Culturais do Cerrado

Devoção e Diversão nas Tradições Culturais Populares. Acontecerá nas dependências da Unidade da UEG de Pirenópolis, nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2014. Neste evento, pretende-se articular os múltiplos saberes e espaços culturais populares existentes e dispersos no território brasileiro, propiciando um ambiente de trocas e aprendizagens, a fim de congregar os conhecimentos em torno da cultura em seus aspectos populares.

V Slow Filme

11/09/2014 a 14/09/2014

V Slow Filme

Festival de Cinema sobre Slow Food - 5ª edição

O Slow Filme surgiu a partir da proposta de ver cinema e compartilhar a boa mesa, e ainda incentivar a preservação do meio ambiente e projetos ligados à sustentabilidade.

Ao longo dos últimos quatro anos, com o patrocínio da Petrobras, Slow Filme promoveu a pré-estreia de filmes nacionais, exibição de um grande conjunto de filmes inéditos, ofereceu palestras com especialistas e degustações gratuitas e ainda incentivou o contato do público com o trabalho de produtores que atuam segundo o conceito da sustentabilidade e da agricultura orgânica.

Este ano o evento conta com a parceria das Embaixadas da França e do Canadá, além disso, a Itália também está muito bem representada nesta edição. Entre os títulos italianos inéditos que serão exibidos no festival podemos destacar o Senza Trucco – Le donne del vino naturale. Um documentário belíssimo que revela a vida de quatro produtoras de vinho orgânico em diferentes regiões da Itália.

Local

Cine-Pireneus